Benefícios

Como fazer o cartão cidadão

Nos últimos anos o Governo Federal instituiu uma série de programas assistenciais para a população brasileira que beneficia milhões de brasileiros através da distribuição de renda e de benefícios sociais direcionados para as camadas mais humildes do povo. Para acompanhar essa evolução, foi criada uma série de mecanismos para facilitar o acesso da população a esses benefícios, seja para saque e consulta, e uma das ferramentas mais importantes para esse fim é o cartão cidadão. Qualquer cidadão brasileiro pode solicitar o cartão cidadão, e com ele, o cidadão pode consultar a maioria dos benefícios sociais, além de realizar saques em postos autorizados da Caixa Econômica Federal.

Ainda existem, porém, dúvidas da população de como fazer o cartão, onde solicitar, quem tem direito e o que é necessário para fazer o cartão, por isso preparamos um guia prático e rápido de como solicitar o seu cartão, e o que você tem direito de solicitar com o seu cartão em mãos.

Para que serve o cartão cidadão

Esse documento é emitido pela Caixa Econômica Federal e pode ser solicitado por qualquer brasileiro. Com o cartão cidadão, você pode consultar pela internet ou em qualquer agência ou posto credenciado de atendimento da Caixa Econômica o saldo da maioria dos benefícios sociais oferecidos ao cidadão brasileiro. Entre outras coisas, você pode com ele:

  • Consultar as datas de pagamento do bolsa família e realizar os saques do benefício, ou seja, ele pode substituir o Cartão Bolsa Família;
  • Sacar as parcelas do Seguro desemprego – para o saque desse benefício, o cartão é obrigatório, por isso, após solicitar o seguro, providencie imediatamente o seu cartão;
  • Fazer a consulta do valor e datas de pagamento do calendário do PIS, que estipula as datas do abono salarial do trabalhador brasileiro;
  • Fazer consultas e saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, de acordo com as diretrizes aplicáveis para o benefício;
  • Entre outros.

Como fazer o documento

O cartão cidadão deve ser solicitado em agências da Caixa ou pelo telefone 0800-726-0101. O cidadão que desejar solicitar o cartão precisa ter em mãos algum documento de identificação válido com foto, como a Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, documento de habilitação ou certidão de nascimento, e também precisa estar cadastrado no PIS/PASEP – que garantem que o cidadão tenha cadastrado um número de inscrição social (NIS).

Após solicitado, o cartão pode ser retirado na agência da Caixa, e para usar ele, você precisará desbloquear e cadastrar uma senha para o cartão. Isso pode ser feito no atendimento do banco no ato da retirada do cartão, mas é necessário que você crie uma senha, por isso esteja preparado para memorizar o número.

O cartão também dá direito a consultas pela internet dos benefícios sociais, mas é necessário que o usuário crie uma senha para a consulta online, que é diferente da senha usada pelo cartão nos bancos, postos de atendimento e lotéricas.

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